Valores esquecidos em banco podem ser consultados e solicitados a partir do dia 24/01/2022


Valores esquecidos em banco podem ser consultados e solicitados a partir do dia 24/01/2022

Notícias - 25/01/2022

O Banco Central informou nesta segunda-feira que está disponível a partir deste dia 24 de janeiro serviço "Valores a Receber", sistema que permite que cidadãos e empresas consultem se têm algum dinheiro "esquecido" a receber em bancos e demais entidades do sistema financeiro.

A consulta pode ser feita na página "Minha Vida Financeira", dentro do site do BC, apenas usando o CPF ou CNPJ da empresa. Segundo o BC, as informações disponibilizadas no novo serviço são de responsabilidade das próprias instituições, mas o órgão estima que há cerca de R$ 8 bilhões de recursos nesta condição.

Na época do anúncio do sistema, em junho de 2021, a autarquia disse que é comum que as pessoas não saibam ou não se lembrem da existência dos saldos. "Em algumas situações, os saldos a receber podem ser de pequeno valor, mas pertencem aos cidadãos que agora possuem uma forma simples e ágil para receber esses valores", afirmou o BC nesta segunda-feira, em nota.

As pessoas físicas e jurídicas que têm valores a receber poderão solicitar o resgate via Pix no Registrato, sistema do BC em que a população pode consultar informações financeiras como empréstimos em seu nome, dívidas com órgãos públicos, entre outras.

Para essa opção, é necessário, contudo, que os bancos ou instituições financeiras tenham aderido a um termo específico junto ao BC. A outra alternativa é informar os dados de contato no Registrato e, em seguida, a instituição financeira deve informar o meio de pagamento ou transferência.

Segundo o órgão, a partir da terça-feira, 25, as instituições autorizadas que tenham valores a devolver receberão documento com os dados dos usuários que já solicitaram a devolução com indicação de chave Pix, e terão 10 dias úteis para fazer a transferência. "No caso das instituições que não aderiram ao Termo de Adesão, a devolução deverá ser feita na forma acordada entre as partes após o contato do usuário pelos canais da instituição informados no sistema", disse o BC.

A consulta e devolução de valores estão divididas em duas fases. Na primeira etapa, já disponível, são cerca de R$ 3,9 bilhões de valores a serem devolvidos, com recursos de conta corrente ou poupança encerradas com saldo disponível, além de tarifas, parcelas ou obrigações relativas a operações de crédito cobradas indevidamente (com devolução prevista em Termo de Compromisso do banco com o BC).

Também estão incluídos nessa fase cotas de capital e rateio de sobras líquidas de beneficiários e participantes de cooperativas de crédito, assim como recursos não procurados relativos a grupos de consórcio encerrados.

O BC prevê que a segunda fase deve ser iniciada ainda no primeiro semestre de 2022. Nessa etapa, estarão disponíveis recursos de: tarifas e parcelas ou obrigações relativas a operações de crédito cobradas indevidamente, previstas ou não em Termo de Compromisso com o BC; contas de pagamento pré-paga e pós-paga encerradas com saldo disponível; contas de registro mantidas por corretoras e distribuidoras de títulos e valores mobiliários encerradas com saldo disponível; entre outros.


fonte: https://www.otempo.com.br/brasil/valores-esquecidos-em-banco-podem-ser-consultados-e-solicitados-a-partir-de-hoje-1.2600557

 

- WhatsApp👇🏼
https://wa.me/553130471959

Siga nossas redes sociais:

Linkedin – Instagram – Facebook - Google

#settemadvogados
#advogadosbh
#advogadobh
#advogadobelohorizonte
#advogadoembelohorizonte


facebook icon linkedin icon instagram icon twitter icon google business icon



*RECENTES

Notícias - 27/06/2022
Como denunciar perfil fake de WhatsApp
Tem sido muito comum que criminosos utilizem outro número, fingindo ser você, com a intenção de aplicar golpes e obter vantagem financeira. Se isso acontecer com você, saiba o que fazer
[ leia mais ]

Notícias - 22/06/2022
Ligações excessivas de telemarketing geram dano moral
Consumidores que manifestaram seu desinteresse de forma inequívoca, mas ainda assim continuam recebendo ligações excessivas de telemarketing, podem sim ter direito ao recebimento de dano moral.
[ leia mais ]

Notícias - 13/06/2022
Congresso tem 12 meses para editar Lei complementar sobre ITCMD sobre doações e heranças do exterior
Por unanimidade, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) declararam omissão legislativa com relação às normas gerais definidoras do Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD) sobre doações e heranças do exterior.
[ leia mais ]

Notícias - 08/06/2022
Mantida penhora de automóvel por ausência de prova de que bem seria indispensável à atividade profissional do devedor
Matéria publicada no site do TRT3, referente a processo patrocinado pelo Sette & M Advogados, no qual garantimos a penhora de veículo de sócio de uma empresa inadimplente, para pagamento de créditos do nosso cliente!
[ leia mais ]

Notícias - 06/06/2022
Telemarketing: Indenização à operadora por ruído intolerável
A 2ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5), entendeu pela condenação de uma empresa de telemarketing ao pagamento de adicional de insalubridade em grau médio (20%) à operadora que foi sujeita a situações que ultrapassam o limite toler
[ leia mais ]

Notícias - 03/06/2022
Contribuintes podem ter direito à restituição do ITBI
Segundo decisão da 1ª Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ), a base de cálculo do Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), é o valor do imóvel transmitido em condições normais de mercado e não o Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU).
[ leia mais ]

Notícias - 01/06/2022
Após separação, é necessário pagamento de pensão para os animais?
A 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), julgará recurso que trata da necessidade do pagamento de pensão para animais de estimação após a separação do casal.
[ leia mais ]

Notícias - 30/05/2022
Médico plantonista e o vínculo empregatício
Você sabe quando um médico plantonista pode ter reconhecido seu vínculo empregatício?
[ leia mais ]

Notícias - 25/05/2022
Como funciona a cobrança de uma dívida na esfera judicial
A cobrança de crédito em atraso é comum em uma sociedade em que aspectos econômicos variam constantemente, fazendo com que as pessoas fiquem inadimplentes (faltem com o cumprimento de alguma obrigação). Nesses casos, é possível acionar a justiça para que
[ leia mais ]

Notícias - 23/05/2022
Multa de trânsito pode ser convertida em advertência
Talvez você não saiba, mas o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) traz disposição que garante ao motorista a possibilidade de conversão da multa em advertência. Ficou curioso? Continue a leitura do post.
[ leia mais ]