Especialista dá dicas para evitar cair no golpe do falso advogado


Especialista dá dicas para evitar cair no golpe do falso advogado

Notícias - 08/03/2023

Nos últimos tempos, escritórios de advocacia de todo o país estão sofrendo com a ação de criminosos que abordam seus clientes pelo Whatsapp pedindo pagamentos antecipados via Pix. Os criminosos usam fotos de perfil e documentos falsos para convencer os clientes a transferirem uma quantia para receberem os valores devidos em seus processos. 

Em São Paulo, 49 casos já foram confirmados pela Secretaria de Segurança Pública e cerca de R$ 657 mil desvios identificados. Além disso, em Fortaleza/CE, quatro pessoas já foram presas por associação criminosa e estelionato. 

O advogado Leonardo Amarante, sócio do escritório Leonardo Amarante Advogados Associados, avalia de que forma a quantidade de dados disponíveis na internet pode facilitar a abordagem dos criminosos.

"Os processos judiciais são públicos, mas os vazamentos de dados que aconteceram recentemente revelaram informações pessoais que antes seriam mais difíceis de serem compartilhadas."

Para evitar transtornos e, até mesmo, prejuízos financeiros, o advogado dá dicas de como se prevenir do golpe.

"A primeira atitude é avisar seus clientes e manter as páginas (site e redes sociais) atualizadas com os contatos oficiais do escritório."

Confira outras orientações importantes elencadas por Leonardo Amarante: 

  • Não utilize CPF como chave Pix; chave aleatória é a melhor pedida.
  • Não forneça informações como senhas, dados de cartões e contas bancárias, número de documentos por telefone ou WhatsApp de empresas, instituições, escritórios de advocacia e desconhecidos. Verifique se o contato está sendo feito pelos telefones oficiais daquela instituição. 
  • Sempre que tratar com advogados novos, principalmente se atendimento for 100% virtual, verifique no site da OAB Federal se o profissional possui inscrição ativa.
  • No caso de sociedade de advogados, antes de assinar qualquer contrato, sempre peça o CNPJ e cheque se está regular no site da Receita Federal. (Isso vale para qualquer tipo de serviço ou empresa que se esteja contratando, no caso de médicos peça o CRM e cheque no site oficial do Conselho Federal de Medicina).
  • Não passe nenhum código para terceiros.
  • Não compartilhe dados sensíveis por WhatsApp e se o fizer delete logo (o mesmo vale para fotos de documentos, cartão etc.). Opte por ligar para a pessoa para passar dados do tipo. 
  • Sempre desconfie de pedidos de transferência de valores. Não faça transações financeiras para contas bancárias que pareçam estranhas ou não sejam aquela que você costuma fazer para a pessoa. Na dúvida, ligue.
  • Tribunais não efetuam e nem recebem pagamento mediante Pix.
  • Não compartilhe arquivos sigilosos pelo WhatsApp ou afins. 
  • Não clique em links enviados por terceiros desconhecidos e nem links que pareçam suspeitos. 
  • Não forneça CPF ou nome completo para cadastros em lojas (físicas ou virtuais). 
  • No caso de roubo ou furto de documentos e/ou cartões de banco que tenham nome/outras informações faça registro de ocorrência (famoso "BO") em delegacia ou online com urgência (mesmo depois de cancelar o cartão).

 

Fonte: https://www.migalhas.com.br/quentes/382418/especialista-da-dicas-para-evitar-cair-no-golpe-do-falso-advogado

#settemadvogados #advogadosbh #advogadobh #advogadobelohorizonte #advogadoembelohorizonte

Siga nossas redes sociais e receba sempre dicas e notícias atuais.

- WhatsApp👇🏼

https://wa.me/553130471959

Siga nossas redes sociais:

Linkedin – Instagram – Facebook - Google


facebook icon linkedin icon instagram icon twitter icon google business icon Telegram icon whatsapp icon



*RECENTES

Notícias - 30/01/2024
Cônjuge pode responder por dívida trabalhista?
Veja os detalhes
[ leia mais ]

Notícias - 23/01/2024
Por que contar com o serviço de um advogado correspondente?
Conheça as vantagens dessa prática!
[ leia mais ]

Notícias - 22/12/2023
Boas festas!
A equipe do Sette & M Advogados deseja expressar gratidão pela confiança depositada ao longo do ano. Estamos entusiasmados para continuar a atendê-lo em 2024, com a mesma dedicação e presteza. Que o próximo ano seja repleto de saúde e prosperidade.
[ leia mais ]

Notícias - 04/12/2023
Tipos de aposentadoria no Brasil: Descubra qual é o melhor para você!
No Brasil, a aposentadoria é um direito garantido a todos os trabalhadores que contribuem para a Previdência Social. Mas, você sabia que existem diferentes modalidades de aposentadoria? Sim, o INSS oferece 8 tipos distintos de aposentadoria, cada um com s
[ leia mais ]

Notícias - 23/11/2023
Black Friday: conheça seus direitos
A Black Friday deste ano está chegando. Acontecerá no dia 24 de novembro, contudo, algumas lojas, agindo de má-fé, aproveitam esse dia para cometer abusos.
[ leia mais ]

Notícias - 10/11/2023
Você sabia? É dever do empregador realizar o depósito mensal do FGTS
Talvez você não saiba, mas é um dever do empregador efetuar o depósito mensal do FGTS até todo dia 7 de cada mês.
[ leia mais ]

Notícias - 06/11/2023
Meu nome está sujo, mas não devo nada!
Ter o nome negativado indevidamente é injusto e pode trazer diversos transtornos financeiros e pessoais. Mas saiba que você tem direitos garantidos para lidar com essa situação, como a possibilidade de receber indenização por danos morais e ter a retirada
[ leia mais ]

Notícias - 03/11/2023
Flexibilização da jornada de trabalho
A flexibilização da jornada de trabalho é um mecanismo previsto na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) que busca permitir maior autonomia aos trabalhadores na organização de seus horários de trabalho, desde que respeitados os direitos e limites estabe
[ leia mais ]

Notícias - 30/10/2023
Divórcio não consensual: como funciona
O divórcio não consensual, também conhecido como litigioso, ocorre quando um ou ambos os cônjuges não concordam acerca do teor do divórcio, recorrendo, nestas ocasiões, ao juiz a fim de que se resolva o conflito mediante a fixação do estabelecido em lei.
[ leia mais ]

Notícias - 23/10/2023
Foi demitido ou pediu demissão? Conheça seus direitos
É muito comum que apareçam dúvidas sobre quais são os direitos trabalhistas que um trabalhador terá em caso de demissão ou pedido de demissão
[ leia mais ]